Configurando AlwaysOn Availability Groups – Parte 2 – Dsai Consultoria skip to Main Content

Configurando AlwaysOn Availability Groups – Parte 2

Post Series: AlwaysOn Availability Groups

Na Parte 1 da série de posts Configurando AlwaysOn Availability Groups aprendemos a instalar o serviço de cluster do Windows, nesta segunda parte vamos aprender a configurar o cluster para o AlwaysOn.

Configuração do Windows Cluster

Para configurar o Cluster do Windows utilizamos o Failover Cluster Manager em Administrative Tools.

Clicar com o botão direito do mouse em Failover Cluster Manager e selecionar Create Cluster para iniciar o Wizard.

Na primeira tela do Wizard Create Cluster Wizard adicione os servidores que você pretende utilizar, no ambiente criado para este guia SRVSQL-A e SRVSQL-B, ambos servidores SQL Server 2017.

Em seguida, na tela Validation Warning mantenha Yes para rodar os testes de validação dos servidores e clique em Next. Na janela Validade e Configuration Wizard clique em Next e em seguida mantenha Run all tests e clique em Next duas vezes, para verificar se os servidores atendem todos os pré-requisitos para configuração em Cluster.

Próximo passo é selecionar o nome virtual para o Cluster:

  • Cluster Name: SRVSQL
  • IP: 192.168.0.250

Clicar em Next e em seguida novamente na tela de confirmação, para instalar o Cluster.

Warning acima é normal, pois não estamos configurando um Cluster completo com Storage, apenas utilizamos a infraestrutura de Nome e IP virtual.

O cluster é configurado para “Node Majority” por padrão, vamos alterar para File Share Witness.  Necessário selecionar outro computador, vou utilizar o próprio Domain Controler, que já tem File and Storage Service instalado.

Para criar o “File Share” abra o Server Manager e selecione File and Storage Services.

Selecione Shares em seguida em TASK selecione New Share.

Na tela Select the profile for this share selecione SMB Share – Quick e clique em Next.

 

Em Share Location selecione o disco onde você pretende definer o compartilhamento, em seguida clicar em Share Name e entre com o nome do compartilhamento.

Guarde o endereço do compartilhamento \\SRV2016-DC\Cluster-Quorum.  Na janela Other Settings desmarcar Allow caching of share e selecione Encrypt data access.

Na janela Permissions vamos customizar as permissões do com partilhamento clicando no botão Customize permissions.

Em seguida desabilite a herança clicando no botão Disable inheritance, selecionar remove all inherited permissions. Atribua permissão Full control para o nome virtual do cluster SRVSQL.

Adicione permissão para sua conta de administrador com Full Control.

Ficamos então com permissão apenas para o Cluster e os Administradores.

Na janela Confirmation clicar no botão Create. Teste o compartilhamento a partir de ambos os nós antes de seguir na configuração!

Retorne para o Nó ativo onde o Cluster foi configurado (no meu caso SRVSQL-A), no Cluster Manager clicar com o botão direito do mouse no cluster e selecione More Actions em seguida Configure Cluster Quorum Settings.

Na primeira janela selecione Select the quórum witness e clique em Next.  Na janela seguinte selecione Configure a file share witness e clique em Next.  Entre com o compartilhamento \\srv2016-dc\Cluster-Quorum e clique em Next.

Confirmar a configuração no Cluster Manager.

No próximo post vamos habilitar o AlwaysOn no SQL Server.
Saudações Tricolores,
Landry

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top