Instalação SQL Data Tools 2019 – Dsai Consultoria skip to Main Content

Instalação SQL Data Tools 2019

O ambiente de desenvolvimento de Business Intelligence no SQLServer foi mudando a cada versão. Nas versões iniciais fazia parte do SETUP do SQL Server e a partir do SQL Server 2014 passou a ser distribuído em separado. Era só fazer Download do SQL Server Data Tools e executar, simples assim. Mas agora na versão 2019 tudo mudou, este post tem como objetivo mostrar o processo de instalação e configuração do ambiente de desenvolvimento de Business Intelligence do SQL Server 2019.

O Primeiro passo é fazer Download do Visual Studio 2019 Community:

https://visualstudio.microsoft.com/downloads/

Um problema comum é de instalar o ambiente do Visual Studio em inglês mesmo com o Windows em português. Não se preocupe com a linguagem agora, vamos alterar após a instalação acrescentando o pacote de idioma em inglês.

Obs.: O pacote de idiomas pode ser acrescentado durante a instalação, optei por mostrar após a instalação para atender os leitores que já estão com o Visual Studio instalado.

Instale o Visual Studio 2019 Community sem selecionar nada, apenas aceito o padrão e execute a instalação.

Quando terminar a instalação, entre no Menu Iniciar do Windows e execute o Visual Studio Installer, selecionando em seguida Modificar.

Na Tela Modificando selecione o idioma Inglês e clique no botão Modificar, no canto inferior direito da tela.

Agora, vamos carregar o Visual Studio 2019, clique em Continue without code.  Para alterar o idioma, entre no menu Ferramentas > Opções, na tela Opções selecione Configurações Internacionais e altere em Idioma para “English”.

Agora feche o Visual Studio 2019, abra novamente e voilà… idioma alterado para inglês!

Próximo passo é instalar os ambientes de desenvolvimento para Business Intelligence no menu Extensions.

Na tela Manage Extensions siga as orientações abaixo:

Selecione primeiro Reporting Services Projects e Analysis Service Projects, em seguida saia do Visual Studio para iniciar a instalação!

Quando terminar entre novamente em Manage extensions e selecione Integration Services Projects, será feito download no Browser. Quando terminar o download, saia do Visual Studio e execute o arquivo para instalar.

Pronto! Seu ambiente para desenvolvimento das ferramentas está pronto, com ele desenvolvemos relatórios no Reporting Services, cargas de dados com o Integration Services e bancos de análise com o Analysis Services.

Saudações Tricolores,
Landry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top